Organização


Siga-nos


Aplicação "CNA 2015"




XIV Congresso de Nutrição e Alimentação

4 Maio 2015

ABORDAGEM CLÍNICA DA OBESIDADE: UMA QUESTÃO DE VALORES? | A não perder | XIV Congresso de Nutrição e Alimentação    

Assista a esta Mesa Redonda, moderada pela Prof. Doutora Isabel do Carmo, Médica, da Faculdade de Medicina de Lisboa, que irá decorrer no segundo dia do congresso, pelas 17h00, no Auditório VI+VIII.

 «O combate ao excesso de peso e particularmente aos graus mais elevados de obesidade representam um enorme desafio para a sociedade. A abordagem terapêutica tem de ser sustentada e sustentável, valorizando as diversas vertentes da saúde individual que podem estar afectadas.» Referiu-nos o Dr. José Camolas, Nutricionista do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital Santa Maria, que irá abordar a questão do VALOR DO PESO.

Para o Prof. Doutor Osvaldo Santos, Psicólogo, do Instituto de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, «A construção de motivações adequadas para a perda de peso é uma tarefa clínica exigente e, atendendo à efectividade observável, poucas vezes conseguida.
Se é fácil motivar para a perda de peso, é bem mais difícil motivar para o que é necessário fazer para o efeito. O VALOR DA MOTIVAÇÃO parece central para o sucesso clínico no trabalho com pessoas com obesidade. Mas será a motivação da pessoa com obesidade um valor necessário e suficiente?».

Esta Mesa contará ainda com a presença do Prof. Doutor Pedro Moreira, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, que irá falar sobre o VALOR DA DIETA.



27 Abril 2015

NOVOS CONSUMOS ALIMENTARES NA COMUNIDADE: ASPARTAME, FRUTOS GORDOS E SEMENTES E BAGAS | Saiba mais no XIV Congresso de Nutrição e Alimentação

«De acordo com a Organização Mundial da Saúde o aspartame, um edulcorante/adoçante artificial intenso, é seguro nos propósitos para os quais é utilizado e na dose diária admissível (DDA) de 40 mg/kg peso/dia. Desde a sua aprovação, que as questões relacionadas com a sua segurança ou dos seus produtos metabólicos (fenilalanina, ácido aspártico e metanol) têm sido investigadas, clínica e laboratorialmente, gerando grande controvérsia. Mais ainda, a evidência mostra um claro paralelismo entre o aumento do consumo dos edulcorantes e o aumento da epidemia da obesidade e diabetes. Estarão eles a contribuir para o aumento de doenças para o combate das quais foram inicialmente delineados? Assim, e pela presença deste edulcorante em mais de 6.000 produtos alimentares, é premente compreender o seu potencial papel no desenvolvimento e/ou manutenção da doença metabólica.» Refere Diana Teixeira, Nutricionista, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e do I3S- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto.

A oradora Susana Santos, Nutricionista do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, irá abordar o papel dos frutos gordos na saúde cardiometabólica. Quando questionada acerca do tema que iria abordar referiu-nos que «Os frutos gordos têm tido cada vez mais destaque na ementa dos portugueses, dado os conhecidos efeitos benéficos na saúde cardiovascular e metabólica. Estudos recentes indicam ainda que, apesar do seu elevado valor calórico, o seu consumo regular não está associado ao desenvolvimento de obesidade e pode mesmo ajudar na perda de peso, sendo esta mais uma motivação para a promoção do seu consumo».

O painel de oradores conta ainda com a presença do Prof. Doutor Duarte Torres, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.


20 Abril 2015

O QUE ESPERAR DA MESA REDONDA NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO FÍSICO | XIV Congresso de Nutrição e Alimentação

Saiba o que esperar. Os 3 oradores desta Mesa deixaram-nos os seus testemunhos.

 «Nutrição e performance desportiva - Para além dos hidratos de carbono. Quando se fala na abordagem nutricional com vista à optimização da performance desportiva é inevitável o foco principal não recair nos hidratos de carbono. Nesta breve apresentação, serão abordados outros nutrientes chave para a performance que por norma não possuem a atenção necessária.» Refere Pedro Carvalho, Nutricionista da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

 «A minha comunicação irá focar-se no papel fundamental do exercício na gestão do peso, nos mecanismos fisiológicos e psicológicos que o fundamentam, assim como nas principais recomendações para a prática de exercício e atividade física para indivíduos com excesso de peso, obesidade ou que desejem manter o peso perdido.» Indicou-nos Hugo Pereira, Mestre em Exercício Físico da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

 «O bodybuilding é, para além de um desporto, um estilo de vida, que tem vindo a ganhar visibilidade, tanto ao nível nacional como internacional. Numa actividade desportiva em que o resultado é o shape do próprio corpo, a nutrição torna-se uma ferramenta essencial para que se atinja a composição corporal almejada.» Explicou-nos Maria Canha, Nutricionista do Centro Paroquial de São Bernardo.



13 Abril 2015

Conheça os alimentos do futuro | MESA REDONDA | O FUTURO DA NUTRIÇÃO NUM MUNDO DE RECURSOS LIMITADOS

 «Com 9 biliões de pessoas em 2050 e muitos países no mundo em que a segurança alimentar e a nutrição são e vão continuar a ser enormes desafios nas próximas décadas, vai ser necessário produzir mais alimentos e distribui-los de forma mais eficaz. Para isso vai ser necessário pensar novos paradigmas, porque a utilização dos recursos existentes, nomeadamente do solo e das energias não renováveis, não conseguirá satisfazer todas as necessidades. A sessão “O futuro da nutrição num mundo de recursos limitados” irá debater alguns destes novos paradigmas, apresentando alguns exemplos inovadores na forma como se aborda este tema.» Refere o Eng.º Luís Mira da Silva, Presidente da INOVISA.

O painel de oradores conta com a presença da Prof. Doutora Marta Vasconcelos, Docente da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa que nos relatou que «O crescimento populacional e a escassez de recursos naturais e de solo arável obrigam-nos a pensar "fora da caixa" e a desenvolver estratégias inovadoras para produzir "mais com menos". A biofortificação alimentar, seja ela através da modificação genética ou através do melhoramento convencional, é uma ferramenta que nos permite obter alimentos mais nutritivos, e de uma forma sustentável.»

O Prof. Doutor Leonel Pereira, Docente na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, quando questionado acerca do papel que as algas marinhas têm na alimentação humana, referiu-nos que «As algas marinhas são um alimento natural, silvestre e que nos fornece elevado valor nutritivo mas baixo em calorias. Pobres em gorduras, as algas marinhas possuem polissacarídeos que se comportam, na sua grande maioria, como fibras sem valor calórico. As algas são, por isso, a melhor forma de corrigir as carências nutricionais da alimentação actual, devido ao seu variado leque de constituintes: minerais (ferro e cálcio), proteínas (com todos os aminoácidos essenciais), vitaminas e fibras.»

Não perca ainda a oportunidade de assistir ainda, à palestra da Prof. Doutora Patrícia Borges, Docente do Instituto Politécnico de Leiria, que nos irá falar sobre os insectos e sua potencialidade como fonte proteica.


6 Abril 2015

Saiba mais sobre | CAFEÍNA, CAFÉ E SAÚDE | Participe no XIV Congresso de Nutrição e Alimentação da APN

Assista, no dia 21 de Maio, pelas 14h00, à Mesa Redonda CAFEÍNA, CAFÉ E SAÚDE, cujos principais objectivos são abordar a temática da neuroprotecção da cafeína, dos componentes bioactivos do café e ainda do rendimento desportivo e sua associação com a cafeína.

O Eng.º Pedro Queiroz, Director-Geral da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, moderador desta Mesa Redonda, deixa-nos um breve testemunho acerca deste assunto.

«Vamos beber um café é, há vários séculos, um pretexto para encontros, troca de ideias ou simplesmente uma paragem no tempo. Mas esta "bebida negra" vai muito mais para além do aroma, sabor e das propriedades estimulantes. Actualmente existem evidências científicas que apontam para os efeitos benéficos para a saúde, no contexto de um consumo moderado e de uma dieta equilibrada.»

Questionamos o orador, o Dr. António Pedro Mendes, Nutricionista do Hospital Agostinho Ribeiro e do Futebol Clube Paços Ferreira, que nos partilhou o seguinte «Os praticantes de musculação levantam mais peso, os lutadores de taekwondo reduzem o seu tempo de reacção, os maratonistas melhoram o seu tempo. Apesar de sustentada por centenas de trabalhos científicos, a utilização de cafeína no desporto gera ainda controvérsia, sendo fundamental bom senso na sua abordagem.»

Não perca ainda a oportunidade de assistir, no âmbito desta Mesa Redonda, à palestra do Prof. Doutor Rodrigo Cunha, Director do Departamento de Relações Externas do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.


30 Março 2015

Uma Mesa Redonda a não perder | O NUTRICIONISTA NOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS DO SISTEMA NACIONAL DE SAÚDE (SNS) | XIV Congresso de Nutrição e Alimentação 

No dia 21 de Maio, pelas 17h45, decorrerá a Mesa Redonda O Nutricionista nos Cuidados de Saúde Primários do SNS, que será moderada pelo Dr. Rui Santos Ivo, Presidente do Conselho Directivo da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P.

O painel de oradores conta com a presença da Dra. Ester Vinha Nova, Nutricionista da ARS Centro, I.P. que partilha connosco, em primeira mão, o que pretende abordar com o seu tema Desafios do passado, do presente e do futuro.

«O tempo é curto entre o passado e o presente. Nutricionista é uma profissão nova. O desafio da sua afirmação passa actualmente pelo entrelaçar com as alterações estruturais dos Cuidados de Saúde Primários. O futuro perspectiva-se um verdadeiro desafio. Que seja pelo melhor caminho, continuando a possibilitar uma prática profissional que constitua um contributo válido para a melhoria do nível de saúde dos indivíduos»



Por outro lado, a Prof. Doutora Isabel Monteiro, Nutricionista da ARS Norte, I.P., no que respeita ao tema da sua palestra "Contratualização de indicadores: oportunidade ou ameaça" refere-nos que «A contratualização de indicadores pela URAP será um desafio que contribuirá para a avaliação das necessidades em saúde e permitirá a monitorização dos serviços prestados, nomeadamente na área da Nutrição, e a identificação dos recursos necessários. Será um processo de negociação que, através do alinhamento de objectivos das partes envolvidas, conduzirá à optimização dos resultados e rentabilização dos recursos diferenciados existentes nos CSP.


23 Março 2015

Porquê a escolha deste tema? METODOLOGIA LEAN: SUA APLICAÇÃO EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO | XIV Congresso de Nutrição e Alimentação | 21 de Maio | 9h00 | Auditório VIII

A moderadora desta Mesa Redonda, a Prof. Doutora Ada Rocha, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, explica-nos a razão.

O actual desafio colocado às empresas para a sua sobrevivência, demonstra que só aquelas que são ágeis e "magras" são competitivas nos mercados exigentes e imprevisíveis, o que implica adoptar um novo modelo de liderança e gestão.

Lean management é uma filosofia de gestão empresarial que tem como objectivo principal criar valor para a empresa, permitindo às empresas identificar e eliminar os desperdícios de forma simples e eficaz e, simultaneamente, preparando-as para maximizar o seu desempenho e induzir uma mudança sustentada.

http://www.economias.pt/lean-management

Com a presença dos oradores M. Rui Alves da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e ainda de Filipe Castro Fontes da Kaizen Institute Iberia.

O Engº Filipe Castro Fontes relata-nos que a implementação de estratégias de melhoria contínua acarreta desafios tanto ao nível técnico como de gestão da mudança. Estes desafios, apesar de transversais a diferentes negócios, devem ser abordados com pragmatismo nos conceitos, sem descurar a capacidade de adaptação à especificidade do negócio. A apresentação no XIV Congresso pretende dar uma visão geral sobre a metodologia Kaizen e partilhar alguns exemplos da sua aplicação ao sector alimentar, desde o fabrico aos serviços de restauração colectiva.



16 Março 2015

Mesa Redonda | "NUTRIGENÉTICA E NUTRIGENÓMICA"

O que esperar desta Mesa Redonda?

"A nutrigenómica pode trazer vantagens e alterações no modo como os alimentos são produzidos, processados e consumidos. Ao mesmo tempo a nutrigenómica também levanta muitas questões éticas sobre aspectos de privacidade e custos potencialmente elevados dos novos alimentos funcionais. É portanto um desafio para investigadores e legisladores."

Refere a Prof. Doutora Maria Antónia Calhau, Coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, moderadora desta Mesa.

O painel de oradores conta com as presenças do Prof. Doutor Rui Poínhos, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, e da Dra. Rute Espanhol, em representação da Bern University of Applied Sciences e da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Inicio »

XIV Congresso de Nutrição e Alimentação, Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por: Portugal Interactivo