Organização


Siga-nos


Aplicação "CNA 2015"




XIV Congresso de Nutrição e Alimentação
Rui Santos Ivo
Rui Santos Ivo
Rui Santos Ivo é actualmente presidente da Administração Central do Sistema de Saúde, IP (ACSS, I.P.), do Ministério da Saúde, em Portugal, cargo que ocupa desde 12 de Setembro de 2014. Foi desde Novembro de 2011 até àquela data, vice-presidente da ACSS, I.P. responsável pela gestão da rede de recursos de saúde, pelos sistemas de informação no setor da saúde e pelo licenciamento de unidades de saúde e a monitorização do uso de medicamentos nos hospitais. É ainda o coordenador da equipa de projeto da reforma hospitalar.

É professor assistente convidado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, onde é membro do comité de coordenação do Mestrado sobre Regulação e Avaliação de Medicamentos e Produtos de Saúde, sendo responsável pelo módulo de "Regulação de Medicamentos".

Rui Santos Ivo iniciou a sua carreira profissional como farmacêutico hospitalar no Hospital de Egas Moniz, em Lisboa. Em 1993, integrou a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED, I. P.), onde desempenhou o cargo de vice-presidente (1994-2000) e, posteriormente, de presidente (2002-2005). Entre 2000 e 2002 desempenhou as funções de administrador, responsável pelos assuntos científicos, regulamentares e internacionais na Agência Europeia de Medicamentos (EMA), em Londres.

De 2002 a 2005 foi membro do Conselho de Administração da EMA, tendo sido de 2004 a 2005, o primeiro presidente do grupo de coordenação das Agências de Medicamentos da UE. Em 2005 e 2006 foi ainda consultor para as questões farmacêuticas e membro do Conselho de Administração do British Hospital Lisbon XXI.

Entre 2006 e 2008, trabalhou para a Comissão Europeia como administrador da Unidade de Medicamentos, Direção Geral Empresas e Indústria, na elaboração de legislação e regulamentação farmacêutica sobre ensaios clínicos e informação aos doentes, no acompanhamento de projetos de telemática da UE e foi também responsável pelas relações com a Agência Europeia de Medicamentos, com os Estados-Membros e com o Conselho da Europa e pelos diálogos regulamentares internacionais com países terceiros, como a China, a Índia e a Rússia.

De 2008 a 2011, exerceu o cargo de Diretor Executivo da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA), agrupando a indústria farmacêutica com sede em Portugal, incluindo a inovadora, de MNSRM, saúde animal e diagnósticos.

Rui Santos Ivo licenciou-se em Ciências Farmacêuticas, pela Universidade de Lisboa, em 1987. Especializou-se em Farmácia Hospitalar pelo Ministério da Saúde em 1992 e pela Ordem dos Farmacêuticos em 2006. Obteve também com mérito, o título de especialista em regulamentação farmacêutica pela Ordem dos Farmacêuticos no ano de 1997. Concluiu vários estudos pós-graduados, designadamente em Direito da Saúde e Legislação Farmacêutica pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pela Escola Nacional de Saúde Pública, em Medicina Farmacêutica, pela Universidade de Basileia, em Regulação, pela London School of Economics and Political Science e, em Gestão de Saúde, pela Universidade Católica Portuguesa.

É membro do Conselho Consultivo, TOPRA - A Organização para Profissionais de Assuntos Regulamentares e também membro do grupo de trabalho da DG SANCO, Comissão Europeia, sobre planeamento de recursos humanos no sector da saúde, desde 2012.

Em Abril de 2004 recebeu o Prémio Almofariz " Personalidade do ano - 2004" do setor farmacêutico português.

Em 2014 foi eleito membro correspondente europeu da Academia Nacional de Farmácia de França e, no dia 7 de Abril de 2015, foi distinguido com a medalha de serviços distintos grau ouro do Ministério da Saúde.


XIV Congresso de Nutrição e Alimentação, Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por: Portugal Interactivo